Assumir responsabilidade

14 janeiro, 2022 por Aurélio Pita

Um dos temas em comum em todos os livros que li sobre crescimento pessoal, é a questão da responsabilidade. Todos eles salientam que devemos ser responsáveis pelo que acontece na nossa vida, mesmo o que parece não ser culpa nossa.

Imaginemos o seguinte: combinamos um jantar com amigos, mas durante o percurso furamos um pneu do carro e chegamos atrasados. O mais certo é culparmos o carro, a estrada ou quem deixou ali o prego. Todos tiveram culpa, menos nós.

Mas pensemos, quem decidiu levar o carro, quem decidiu escolher aquele caminho e quem decidiu a hora de saída? Nós, então, somos responsáveis.

Neste caso em concreto, poderíamos ter saído com mais antecedência de casa e teríamos tempo suficiente para resolver o problema sem atrasos. Mesmo que não conseguíssemos evitar o pneu furado, é nossa responsabilidade resolver o problema pois o carro é nosso e queremos ir comer. Culpar os outros não resolve nada.

A verdade é que é mais fácil culpar os outros e a maioria das pessoas prefere queixar-se do que resolver problemas. A consequência é que essas pessoas acabam por acreditar que a sua vida simplesmente acontece. Para elas, é tudo uma questão de sorte ou azar e geralmente consideram-se mais azaradas que as outras, caso contrário como iriam justificar os fracassos nas suas vidas?

Alguém que assume a responsabilidade acredita que o rumo da sua vida só depende de si. Essa pessoa acredita que ter uma vida melhor depende de assumir a responsabilidade, resolver o que há para resolver e não repetir erros. Pensemos, como podemos evitar algo mau de acontecer novamente, se acreditamos que a culpa não foi nossa? Ou melhor, como podemos repetir as coisas boas se não fomos responsáveis por elas?

Não te queixes, resolve.

As pessoas queixam-se por dois motivos. Para não sentirem-se culpadas pelo seu fracasso, atribuindo a culpa aos outros, e para sentirem-se ouvidas. O problema é que as únicas pessoas que gostam de ouvir queixas, são pessoas que estão à espera da sua vez de falar, para mostrar que a sua vida é ainda pior.

Pessoas que assumem a responsabilidade não podem queixar-se, pois se o fizerem, estão a culpar-se a si mesmas pelo seu fracasso. Isto faz com que sejam mais pró-ativas a procurar soluções e consequentemente, que tenham mais sucesso na vida.

Em vez de nos queixarmos, devemos pensar no que podemos fazer para resolver a situação. É sempre possível fazer algo, pois nós é que controlamos a nossa vida.

Não esquecer, quanto mais tempo perdemos a reclamar, menos tempo temos para arranjar soluções.


Newsletter

Recebe os novos artigos no teu email.