Descobrir que créditos temos ativos é fácil
26 agosto, 2021 por Aurélio Pita
Recentemente, em conversa com um amigo, descobri a Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal. O nome parece assustador, mas é uma ferramenta simples e útil para todos nós.
Resumidamente, esta funcionalidade do Banco de Portugal, permite-nos visualizar todos os créditos que temos em nosso nome, e os seus valores. É uma ferramenta excelente para termos noção de como anda a nossa vida de devedor.
Esta ferramenta indica-nos não apenas os créditos contraídos num banco, como o crédito habitação, mas também todos os créditos automóveis e pessoais, incluído aquele sofá ou telemóvel que compramos às prestações no balcão de uma loja.
Também apresenta a lista de cartões de crédito que temos, mesmo aqueles que nunca utilizamos, como os que são oferecidos nos corredores dos centros comerciais. Com esta informação fica fácil cancelá-los e evitar problemas futuros.
Para todos estes créditos, é possível visualizar o valor disponível, assim como o valor em dívida e as suas prestações.
A única informação que fica a faltar é a TAN e a TAEG, para que conseguíssemos saber quanto é que o crédito está-nos a custar.
Uma vida sem créditos
Como partilho aqui no blog, eu sou apologista de uma vida sem créditos, de forma a não perder dinheiro para os juros e garantir que vivo dentro das minhas possibilidades.
Não nos podemos esquecer que os créditos trabalham contra nós, e tirando pequenas exceções, eles são a representação de uma má gestão financeira. Se vivemos com demasiados créditos, provavelmente significa que estamos a viver acima das nossas possibilidades, o que poderá criar problemas no futuro.
A Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal é um bom sítio para começarmos a ter noção da nossa estabilidade financeira. Tendo créditos ou não, devemos utilizá-la de vez em quando, de forma a termos noção da nossa dívida e garantirmos que apenas temos em nosso nome o que realmente utilizamos no dia a dia.
Para aceder à ferramenta, basta aceder à Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal, clicar em ”Obter mapa” e efectuar o login utilizando os dados de acesso do Portal das Finanças.