Está a chegar o subsídio de férias

25 junho, 2021 por Aurélio Pita

O mês de Junho é conhecido pelo sol, praia, pelos santos populares, e também pelo merecido subsídio de férias.

Para alguns, é o mês onde podem novamente voltar a respirar, aproveitando o subsídio para pagar algumas contas em atraso, para comprar algo que estava na lista de desejos, ou para gastar nas merecidas férias de verão.

Felizmente, devido ao facto de viver bem abaixo do meu salário, não ter dívidas e planear as minhas despesas ao longo do ano, este é o mês onde consigo direcionar todo o valor do subsídio de férias para os meus investimentos.

As merecidas férias

Direcionar o valor do subsídio de férias para os investimentos pode parecer algo extremo, mas verdade é que as minhas férias já estão pagas.

A minha gestão financeira é sempre feita ao longo do ano. Se, por exemplo, pretender gastar 1.000€ nas férias, vou guardando 83€ por mês, para esse fim. Assim, durante o ano, não sinto esta despesa e consigo viver dentro de um estilo de vida que não impacta as minhas férias.

Outra vantagem, para além de não depender do subsídio de férias, é que o dinheiro guardado está do meu lado, e caso aconteça algo mais prioritário do que umas férias, posso sempre usar esse dinheiro.

A razão pela qual invisto

Eu percebo, nós trabalhamos tanto durante o ano, e este subsídio parece uma prenda caída dos céus, uma lufada de ar fresco que devemos aceitar e gastar para compensar todo o nosso trabalho.

Enquanto isto pode ser verdade, eu acredito que devemos organizar a nossa vida de forma a vivermos confortáveis, sem grandes imprevistos no dia a dia. Devemos também pensar em colocar algum dinheiro a trabalhar para nós, para que no futuro não dependamos de subsídios, sempre que quisermos respirar.

Encontrar o equilíbrio, entre o que gastar para viver e quanto dedicar ao futuro, depende de cada pessoa, mas acho importante termos sempre noção de que o futuro só depende das decisões que tomamos hoje.

Algumas pessoas podem pensar que ao investir tanto dinheiro estou a limitar a minha vida, eu acredito exatamente no contrário, ao investir estou a abrir portas para o futuro.

O meu objetivo, é depender cada vez menos de um trabalho das 9 às 18h para me pagar contas, e depender cada vez menos de subsídios para respirar. Isso só é possível se olhar a longo prazo.

A minha gestão anual, a minha visão a longo prazo e o meu estilo de vida, fazem com que seja possível investir todo o meu subsídio de férias, sem sentir a sua falta no dia a dia e sem limitar o que me dá prazer na vida.


Newsletter

Recebe os novos artigos no teu email.