Ir de férias e voltar com mais dinheiro

10 setembro, 2022 por Aurélio Pita

Como habitualmente, no final do mês faço o meu registo de património para perceber a direção do meu dinheiro. Estava curioso para ver o resultado de Agosto pois estive de férias a viajar pelo sul de França durante duas semanas e a gastar mais do que o normal.

Embora o dinheiro das férias já estivesse programado, era este mês que esse gasto ia refletir-se no meu património. O orçamento programado era à volta dos 1.000€.

Para minha surpresa, no dia em que fui atualizar a minha folha de cálculo no Google Sheets, o meu saldo mensal era positivo, isto é, tinha ainda mais dinheiro do que no início do mês.

Como é que era possível? Tinha estado de férias, a “viver à grande e à francesa” (quase literalmente), a gastar mais do que o habitual e mesmo assim não notava isso nas contas, antes pelo contrário, tinha ainda mais dinheiro.

Rendimento passivo

Ao analisar com mais atenção, uma coluna do meu excel tinha um valor anormal. Estamos em tempos incertos no mercado, mas durante as minhas férias o IWDA, o ETF onde invisto, tinha aumentado cerca de 10%. É um valor anormal e não espero este rendimento nos próximos meses, mas a verdade é que isto gerou bem mais dinheiro do que eu gastei em todo o mês.

Ver isto acontecer deu-me confiança e mostrou-me que estou no caminho certo para a minha independência financeira. Foi uma boa sensação, ir de férias e saber que o meu dinheiro continuou a trabalhar por mim.

Tempos incertos

É claro que isto foi apenas uma coincidência, o mercado tem estado completamente volátil e na verdade desde o início do ano estou a perder cerca de 4% no IWDA. Mas isso também não é problema, os grandes lucros são feitos no longo prazo.

Desde que comecei a investir no IWDA, em 2019, estou com cerca de 30% de lucro, mesmo após passar pelo Covid e por este inicio de ano negro para as bolsas. E isto ainda é curto prazo, acredito que o verdadeiro impacto dos meus investimentos será visto daqui a 10 ou 15 anos onde os juros compostos começarão a ser realmente visíveis.

De qualquer das formas foi um mês revelador, um mês que mostrou-me o que pode ser a minha vida financeira no futuro, onde o dinheiro gerado supera o dinheiro gasto e onde não tenho que trocar tempo por dinheiro.


Newsletter

Recebe os novos artigos no teu email.