Ser otimista

11 fevereiro, 2021 por Aurélio Pita

Ao ver o filme Dallas Buyers Club com o Matthew McConaughey apercebi-me de uma coisa. Quando estão a testar novos medicamentos, no filme um medicamento para a SIDA, são necessários dois grupos de teste. Um dos grupos recebe realmente o medicamento e o outro, chamado de grupo de controlo, recebe apenas um comprimido sem efeito. O mais importante é que as pessoas não sabem em qual dos grupos estão.

O que tem isto a ver com otimismo?

Tem tudo, isto porque mesmo as pessoas que tomam o medicamento sem efeito começam a notar melhorias no seu corpo, o chamado efeito placebo. Isto prova que a nossa mente tem um forte poder no nosso corpo, se acreditarmos que estamos a ficar melhor, vamos de facto começar a nos sentirmos melhor.

Alargando isto à nossa vida podemos aplicar este conceito sem a necessidade de tomar um medicamento feito apenas de açúcar, basta sermos positivos. Quem se queixa de estar doente está no caminho para ficar realmente doente, por outro lado quem é otimista e acredita que está saudável está no caminho para ter um corpo saudável.

Copo meio cheio ou meio vazio?

Eu vejo a positividade como um íman que atrai coisas boas na nossa vida. Quando estou com alguém que apenas se queixa, apetece-me agarrá-la, abaná-la e dizer: “Isso está tudo na tua cabeça, tu controlas a tua vida!”.

Para as pessoas pessimistas o trabalho nunca será o ideal, a saúde nunca será a ideal e até o tempo não será o ideal. É hora de mudar isto.

É hora de começarmos a olhar para a vida de uma forma mais positiva, quem vê o copo meio cheio já está a ganhar em relação a quem o vê meio vazio. Os dois bebem o mesmo, mas o otimista bebe-o contente.

Se aplicarmos isto por exemplo ao trabalho, alguém que vê o seu trabalho de um ponto de vista otimista está em vantagem para ser mais produtivo, mais bem recebido e consequente ter mais progresso. O pessimista por sua vez apenas se está a afundar e ninguém lhe vai dar valor por isso mesmo.

Mais importante, na vida, alguém otimista está inclinado para se sentir melhor, estar mais mais feliz com a sua casa, o seu carro, os seus amigos e a sua família. Um pessimista nunca estará realmente satisfeito e vai atrair cada vez mais a negatividade para a sua vida até que ela seja verdadeiramente má e por fim ter razão.

Por esse facto, as únicas pessoas que gostam de estar ao lado de um pessimista são outros pessimistas, isto porque estão ansiosos por contar as suas infelicidades e mostrar que a sua vida é ainda pior do que a do outro.

Vamos mudar isto, que tal aplicarmos todos os dias as vantagens do comprimido imaginário que o grupo de controlo toma e passarmos a ter uma vida mais feliz e otimista.

Uma vida onde o positivo atrai o positivo, onde somos nós quem decidimos o seu rumo e que em cada passo que damos estamos cada vez mais perto da verdadeira felicidade, isto enquanto melhoramos a nossa saúde, o nosso trabalho e as nossas relações.


Newsletter

Recebe os novos artigos no teu email.