Ser rico não significa ser má pessoa

04 outubro, 2021 por Aurélio Pita

Desde miúdo que ouço dizer que o dinheiro é a raiz de todos os males, que os ricos roubam aos pobres e que os ricos são egoístas e desonestos. Essas e outras frases negativas sobre os ricos e o dinheiro, influenciam a nossa vida financeira sem apercebemo-nos disso. Se ser rico significa ser má pessoa, é claro que o nosso subconsciente vai sabotar as nossas finanças para que nunca sejamos verdadeiramente ricos.

Eu comecei a ganhar consciência desta limitação mental quando li “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker. No livro ele explica que desde novos somos programados pelas coisas que ouvimos e isso afeta toda a nossa vida. Para tornarmo-nos ricos, primeiro temos que reprogramar o nosso cérebro de forma a acreditar que ser rico é algo positivo.

O dinheiro é uma ferramenta que potencializa quem nós somos

A minha nova forma de pensar, faz-me acreditar que o dinheiro é apenas uma ferramenta. Quanto mais dinheiro tiver, mais posso fazer pelas causas que realmente acredito. Esse é o motivo pelo qual o dinheiro potencializa quem nós somos. Quem tem boas intenções será ainda melhor pessoa, quem tem más intenções será ainda pior pessoa.

É claro que existem ricos bons e maus, mas regra geral focamo-nos apenas nos maus. Eles são a desculpa para o nosso fracasso financeiro, pois não queremos ser más pessoas como eles.

Outras desculpas são frases como “o dinheiro não é importante, o importante é o amor”. Dinheiro é uma ferramenta e amor é um sentimento, nada impede-nos de ter ambos em abundância. Este tipo de pensamentos são derivados de uma mentalidade de escassez, que faz-nos acreditar que para ganhar algo, temos obrigatoriamente de perder alguma coisa.

Uma pessoa rica é alguém que não se limita pelos outros, alguém com sucesso, que deu mais de si, focou-se no objetivo e não inventou desculpas para o seu fracasso. Todas essas características fizeram crescer o seu património e agora tem liberdade para utilizá-lo onde achar melhor. Por esse motivo trabalho para ser rico, pois significa que serei alguém com sucesso, focado e sem desculpas.

Eu acredito que sou boa pessoa e tornar-me rico em nada mudará isso. Na verdade, fará com que tenha mais tempo e meios para fazer o bem. É claro que posso fazê-lo atualmente, mas não podemo-nos esquecer de uma das regras básicas de segurança, que dizem-nos sempre que viajamos de avião: coloque a sua máscara de oxigénio, antes de tentar ajudar os outros.

De uma posição precária, pouco podemos fazer, uma vez que estaremos focados em sobreviver mais um dia. Ser rico significa ter tempo e dinheiro para potencializar quem nós somos. É hora de começarmos a acreditar que o dinheiro é apenas uma ferramenta e cabe a nós decidirmos o que fazer com ele. Ser boa ou má pessoa só depende de nós e não da quantidade de dinheiro que temos.


Newsletter

Recebe os novos artigos no teu email.