Um estado de F-you Money
03 dezembro, 2021 por Aurélio Pita
JL Collins, o autor do livro The Simple Path to Wealth, deu-me a conhecer o conceito de F-you Money, que traduzido para português seria algo como “tenho dinheiro, que se lixe”. A base desta mentalidade é ter dinheiro suficiente para não sacrificarmos a nossa vida a fazer coisas que não gostamos.
Imaginemos um trabalho onde o patrão é uma besta, faz-nos trabalhar horas extras e é mal educado. A maioria das pessoas mantêm-se nesse trabalho porque estão dependentes do salário que isso proporciona. Para quem tem F-you Money, isto é, dinheiro suficiente para dizer que se lixe, a história é diferente. Essa pessoa tem liberdade para mandar o patrão dar uma volta e despedir-se.
Sem dinheiro na conta é difícil tomar uma decisão tão grande como esta, isto porque temos demasiadas preocupações. Na nossa cabeça estamos preocupados com o que acontecerá se não encontrarmos trabalho no mês seguinte, se não ficarmos efetivos ou se recebermos menos dinheiro. Quem tem F-you Money não se preocupa com isso pois sabe que tem alguns meses ou anos de reserva para resolver essa situação.
A quantidade de F-you Money que temos vai determinar a nossa posição na vida. Para quem tem pouco dinheiro de sobra, a única decisão que pode fazer é se vai ou não beber um café a caminho do trabalho. Para quem tem mais dinheiro, as escolhas começam a ser mais abrangentes.
Quando temos algumas notas no bolso, podemos escolher o jantar sem olhar ao preço. Com alguns milhares na conta bancária, podemos decidir onde e quando ir de férias. Com muitos milhares, começamos a ser livres de escolher um trabalho mais flexível. Se calhar podemos propor ao patrão trabalhar apenas 4 dias por semana. Se não aceitar? Que se lixe, existem mais trabalhos e eu tenho liberdade para tomar essa decisão.
O auge de F-you Money é alcançado quando temos dinheiro suficiente para sermos livres financeiramente. Isto significa que não somos obrigados a trabalhar para viver, podemos dizer “que se lixe” ao que não gostamos e escolher o que fazer com o nosso tempo.
Ao alcançar independência financeira não significa que vamos deixar de trabalhar por completo. A maioria das pessoas que alcançam este estado financeiro são trabalhadoras por natureza. O que vai acontecer é uma mudança nas prioridades. Ganhar dinheiro deixa de ser a razão pela qual trabalhamos e isso leva a que sejamos mais produtivos em áreas que realmente gostamos e queremos ter impacto.
Exemplo de F-you Money
Há uns anos, na transição para o meu trabalho atual, decidi tirar um mês para viajar. Na altura não conhecia o conceito de F-you Money mas a mentalidade era exatamente a mesma.
Tinha dinheiro de sobra e a data de entrada no novo trabalho era flexível, sem pensar muito decidi dizer “que se lixe, vou aproveitar”. Mas eu não sou a personagem principal desta história.
Na altura decidi falar com um amigo para fazer a viagem comigo. A maioria das pessoas não aceitaria o convite, quer por razões financeiras, porque nunca pensou em poupar, quer por razões profissionais, porque o patrão não ia achar graça a algo tão em cima da hora.
Mas isso é a mentalidade de que quem não pode dizer “que se lixe”. O meu amigo aceitou porque tinha F-you Money. Ele não estava preso ao salário no final do mês para pagar as suas contas e não estava preso ao que o patrão ia dizer quando pedisse um mês de férias.
Nenhum de nós conhecia o conceito de F-you Money, mas ambos usufruímos de umas férias no outro lado do mundo porque não éramos dependentes do dinheiro.
Agora com o conceito em mente, a ideia torna-se ainda mais importante. Não quero que as minhas decisões sejam influenciadas pela falta de dinheiro. Cada vez mais procuro uma vida onde possa ter flexibilidade e opções de escolha. No meu trabalho o mais importante não é o salário mas sim as regalias globais, como trabalhar de casa e conseguir tirar férias com pouco tempo de antecedência.
Tudo isto é possível devido ao F-you Money e cada vez mais posso dizer “que se lixe”, criando a vida que quero viver.
Recomendo o livro The Simple Path to Wealth do JL Collins para quem quiser saber mais sobre como alcançar o estado de F-you Money.